Escaladas.com.br

Até o momento, temos 9.609 vias cadastradas em 1711 locais de 423 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio Grande do Sul > Caxias do Sul > Paredão da Vila Cristina

Ampliar imagem Paredão da Vila Cristina
Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina
Ampliar imagem Paredão da Vila Cristina
Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina
Paredão da Vila Cristina
Cadastrada por: Luciano Bender, em 27-02-2025 às 12:19
Alterada por: Luciano Bender, em 07-03-2025 às 18:56
Descrição: Para ir ao Setor das Águas, Setor Império do Sol e Setor Covid-19, passe pelo riacho e siga a trilha alargada. Após algo entre 200 e 280 passos em média, tem uma trilha à esquerda demarcada com placa indicativa e fita plástica. Não entre na trilha com marcações azuis, estas são trilhas de moto. A trilha é bem tranquila e boa parte segue quase na horizontal. Da estradinha até chegar à base do rochedo são 5 a 10 min. Após passar um abrigo de plástico abandonado, a trilha vai à esquerda e começa subir. Ao chegar ao pés do rochedo, vá 50 m à esquerda e chegará à base das primeiras vias do Setor das Águas. Para o restante das vias deste setor, continue. Se for à direita da base do rochedo, em 25 m chegará na subida (mato) da via "Império do Sol" e, 30 m mais adiante, a subida (mato) das vias "Cú Preto" e "Achados e Perdidos". Seguindo mais uns 50 m, tem a subida para o setor "Covid-19".

ATENÇÃO: há vários relatos de encontro com cobras no local ! Recomenda-se a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas e perneiras, além de se caminhar com um bastão para ir cutucando o mato.
Como chegar à base: partindo de Caxias do Sul, siga pela BR-116 até Galópolis. Depois de passar o moinho da Roseflor Alimentos, pegue a primeira rua à esquerda (Rua Ismael Chaves).

Vindo pelo outro sentido (Porto Alegre, Nova Petrópolis), assim que chegar a Galópolis, entre na primeira rua à direita, a mesma Rua Ismael Chaves. Siga por esta até o segundo cruzamento. Em seguida, dobre à direita (Rua Antônio Chaves) e siga sempre na principal. Em determinado momento ela passa a se chamar Estrada Giovani Batista Echer e, mais adiante, após a indústria Vinícola Hugo Pietro, passa a se chamar Estrada Pedro Dambroz. Continue seguindo na principal passando a sede da comunidade São João da 4ª Légua, que estará à esquerda bem numa curva à direita. Deste ponto, prossiga até a quarta saída à direita, pela Estrada Municipal José Novelo (tem uma placa pequena). Este é o crux: a quarta saída pode ser considerada a terceira saída para alguns, o que a diferencia é que é o único cruzamento com saída tanto para a direita como para a esquerda. Até este ponto, o trajeto foi por estrada asfaltada, o restante do trajeto será por estrada de terra. A distância desde a BR-116 em Galópolis até este ponto é de 6,8 km. Agora, já na estrada de terra, siga sempre na principal. Em 3 km passará por uma torre de transmissão de energia bem ao lado da estrada, no lado direito. Prossiga e fique atento que, em 300 m, chega-se a uma área mais aberta onde a estrada faz uma leve curva à direita e começa a descer. Neste ponto (-29.277534, -51.15122) se enxerga uma estradinha que sai para à esquerda. Estacione neste entroncamento sem obstruir a estradinha!

A partir de abril de 2021, por problemas de invasão da cabana no final da estradinha, a proprietária não permite chegar de carro, estacionar ou permanecer na área em frente nem próxima a cabana. Como não há pontos para contornar o carro antes do final desta estradinha de 900 m, não entre. Vamos evitar qualquer problema que manteremos as porteiras abertas para a escalada!
Fonte: https://sites.google.com/view/paredaodavilacristina
Coordenadas: -29.27939161485466,-51.15049580356598
Encontrou algo errado? Clique aqui